quarta-feira, 28 de julho de 2010

Histórico:

Apartir da criação CONER RS 1997 – o Coner Pelotas vem desenvolvendo capacitações, campanhas de solidariedade, seminários, projetos atendendo crianças de vulnerabilidade social, idosos, estudos da lei da cultura afro brasileira- Lei 10639/93 com caminhadas pela paz  e o natal da cidadania visando fortalecer o processo de construção de uma sociedade mais justa e fraterna.


Jornadas Pedagógicas – Todos os anos nos meses junho e julho nas escolas estaduais, com temas de solidariedade, combate a violência e exclusão.




Seminários de Educação – realizados nos municípios, este ano acontecerá em Canguçu, e será voltado para a problematica da educação numa sociedade pluralista. O 6ª seminário será dia 16 de outubro e terá como tema  "Acontribuição da importância dos alimentos em cada religião".


Caminhadas pela Familia - Anualmente o Coner realiza as caminhadas de promoção da família incentivando uma cultura de paz.


Projeto Partilhando Saberes- com a temática “Lições do Rio Grande e o referencial do ensino religioso”, para professores integrando a 18ª CRE.


Integrando Gerações - Envolve 10 escola públicas com objetivo de integrar crianças e idosos em atividades de respeito e harmonia, visando o resgate da importância e respeito ao idoso. Desenvolvendo atividades como: dia do velho amigo, narração de experiências de idosos, leitura de histórias.


Estudos de Aspectos da Cultura Afro Brasileira –  Promoção de encontros  consolidados sobre este tema para capacitações dos professores divulgando a Lei Conselho Estadual de Educação 10639/93 que insere a temática nos currículos e atividades escolares.
.
Projeto Comunidade Jesus Operário – Desenvolve atvidades pedagógicas e apoio ao desenvolvimento de 40 crianças e jovens de vulnerabilidade social entre 7 a 20 anos. Que fazem parte do 9º Distrito de Pelotas e Monte Bonito matriculados na escola Municipal João da Silva Silveira, coordenado pela diretora Maria Venilda Eslabão. É uma atividade extra classe, envolvendo a comunidade, Coner e o GAEC – Grupo de Apoio ao Esporte e a Cultura são apoiadores do projeto a Reverenda Vera Marisa Monks da Igreja Adventista do 7º dia.


Participação:


CONDICA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente
Conselho Municipal do Idoso
Conselho Municipal da Mulher
Grupo de Apoio ao Esporte e a Cultura
COEP
Pastoral Ecumênica Carceraria – Projeto de alfabetização


Integrados


Grupo Ecumêmico de Pelotas – GPEL – Tem o objetivo de formação e espiritualidade, reuni-se em encontros bimenstrais de denominações religiosas cristãs para reflexão e orientação de temáticas que devem ser aplicados em suas comunidades.

Pastoral da Educação – Agrutina escolas públicas e particulares para organizar reuniões de estudo , reflexões, seminários a fim de possibilitar uma pastoral ecumênica e solidária, participativa, coletiva e contrutora da paz para uma sociedade mais justa e igualitária, com a coordenação de Dora Mara Domingues 5ª CRE, Irmã Julieta Bertuol do Instituto São Benedito e da professora Ana Maria Martins do Instituto Estadual Assis Brasil.




Grupo EducAção – Parceria de instituições envolvidas com projetos para a construção da paz, voltados para as escolas com problemas de violência e exclusão social iniciativa da Promotoria da Infância e da Juventude através do "Projeto Escola Luz".  O projeto está sendo desenvolvido em 15 regiões do estado onde Pelotas foi contemplada por apresentar alto indice de violência nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário